ESPECIAL DENER


Existe figura da moda melhor que Dener Pamplona para representar a moda amazônica? Conha a história do inesquecível estilista não só transformou a cidade de Belém em uma Paris da Amazônia e se tornou um ícone mundial no segmento.

Dener Pamplona de Abreu teve seu primeiro contato com a moda em 1948 com apenas treze anos de idade, na Casa Canadá, importante butique carioca. O talento precoce do jovem estilista já anunciava sucesso absoluto, tanto que dois anos depois em 1950, após fazer o vestido de debutante de Danuza Leão, Dener foi contratado para um estágio com Ruth Silveira, dona de um importante ateliê. E foi ali que Dener começou aprimorar os seus desenhos e descobrir sua autêntica paixão e talento no segmento de moda.


Não demorou muito para Dener alçar vôos em busca de novos desafios. Logo transferiu-se para São Paulo para trabalhar na conceituada butique Scarlett. Já firmando seu nome no mercado da moda nacional, três anos depois Dener inaugurou seu próprio ateliê, denominado Dener Alta-Costura, na praça da república.



No ano seguinte ganhou dois prêmios por sua coleção e logo se tornou alvo dos meios de comunicação e popular entre as elites da alta costura. O acelerado crescimento da sua carreira aumentou as demandas e fez com que seu ateliê fosse então transferido para a Avenida Paulista.

Foi então que em 1963, já prestigiado, Dener foi escolhido como o estilista oficial da primeira-dama da República, Maria Teresa Fontela, esposa de João Goulart. Dener casou-se em 1965 com Maria Stella Splendore,  uma de suas manequins (como se chamavam à época as modelos de passarela), de quem se separaria quatro anos mais tarde. Teve dois filhos do casamento, Frederico Augusto e Maria Leopoldina. 

Em 1968, fundou a "Dener Difusão Industrial de Moda", considerada a primeira grife de moda criada no Brasil. Em 1970 foi convidado a participar do júri do "Programa Flávio Cavalcanti". Dois anos depois lança sua autobiografia, Dener - o luxo, e o livro Curso Básico de Corte e Costura. Ao longo dos anos 70, Dener disputou com Clodovil Hernandes o titulo de papa da alta costura brasileira. Em 1975 casou-se novamente, desta vez com uma cliente, Vera Helena Camargo, separando-se em 1977. Seus problemas com o alcoolismo agravaram-se em 1978, morrendo em 9 de novembro do mesmo ano em decorrência de uma cirrose hepática.






 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India